O que fazer quando não consigo pagar minha fatura do cartão de crédito?

Por João em 01/02/2023

Chegou a hora que a sua fatura do cartão de crédito fechou e você recebe, seja por e-mail, no app ou por correspondência. Naquele momento, você abre e leva um grande susto. Não sabe o que fazer para pagar a sua fatura do cartão de crédito

Neste momento, existem muitas dúvidas e você se pergunta: o que fazer quando não consigo pagar minha fatura do cartão de crédito? 

Então, é importante que você tenha alternativas neste momento para que não tenha problemas com suas contas e resolva a questão de sua fatura do cartão de crédito

Acompanhe nossa matéria e saiba o que fazer quando não conseguir pagar a fatura do cartão de crédito

O que acontece se eu não pagar o cartão de crédito?

Muitos recebem sua fatura do cartão de crédito e logo pensam em não fazer o pagamento, pois não possuem o valor para isso. Mas será que realmente é uma boa opção fazer isso? Saiba que o não pagamento da fatura pode trazer diversas consequências e fazer com que tenha problemas futuros.

Veja o que pode acarretar se você não pagar a fatura de seu cartão de crédito:

  • Juros alto: o valor da sua fatura vai cair no crédito rotativo, fazendo com que você tenha uma taxa de juros bem alta para pagar e que isso gere uma conta ainda maior no final. Então, não é interessante que o pagamento não aconteça. 
  • Nome negativado: você pode ter seu nome incluído no SPC, fazendo com que você tenha problemas para realizar outras compras e tenha o nome limpo para qualquer questão que precisar. 
  • Limite bloqueado: a empresa de crédito vai bloquear seu cartão, de forma que você não vai poder realizar compras com ele até que realize o pagamento de tudo que necessita. 
  • Cartão cancelado: pode acontecer de você ter o seu cartão de crédito cancelado em caso de ficar com dívidas por muito tempo. 

Ou seja, se você não pagar a fatura do cartão de crédito pode ter diversos problemas e até perder o seu cartão.

Como é feita a cobrança do cartão de crédito?

Tudo que você compra em seu cartão de crédito é registrado em sua conta. No final de um período, a fatura fecha, em um dia determinado e que vai dar um prazo de 7 a 15 dias para você fazer o pagamento. 

Assim, todas as compras registradas dentro daquele mês serão cobradas na sua fatura. 

Quando você recebe sua fatura do cartão de crédito, você tem o registro de tudo que deve pagar e o prazo para fazer este pagamento.

Se o pagamento não acontece, você entra no rotativo e paga juros altos. Pode ser que, com o tempo, o banco entre em contato para negociar a dívida. Mas existem alternativas anteriores que você pode fazer para evitar chegar a este ponto. 

Crédito rotativo do cartão de crédito, o que é?

Existe uma primeira opção para quem não tem dinheiro para fazer o pagamento total da sua fatura do cartão de crédito. Esta alternativa é o crédito rotativo. Ele funciona de uma forma bem simples e pode ser uma solução para você. 

Na hora de fazer o pagamento da fatura, você paga um valor que não seja o total da fatura. Com isso, o valor que não pagar vai entrar como dívida na fatura seguinte, de forma a incidir juros sobre ele e fazer com que você precise pagar tudo na próxima fatura. 

Os juros do crédito rotativo podem ser bem altos, mas pode ser esta uma boa opção para que você possa pagar pelo menos parte da fatura do cartão de crédito

Antes de entrar no crédito rotativo do cartão de crédito, você deve analisar os juros e se vale a pena fazer isso. 

Parcelar a fatura do cartão é uma boa opção?

Outra opção que você pode usar na hora de pagar sua fatura do cartão de crédito é fazer o parcelamento do valor total. Esta opção é diferente do crédito rotativo, que você usa uma vez só. 

Isso porque ao fazer o parcelamento, você tem uma taxa de juros menor que o crédito rotativo e o valor do parcelamento é cobrado nas próximas faturas, de maneira que você possa fazer o pagamento de forma mais simples. 

Ao fazer o parcelamento da fatura, você consegue manter as principais condições de seu cartão de crédito, que é o restante do limite liberado para compras, o não bloqueio de seu cartão e, claro, manter seu nome longe dos órgãos de proteção de crédito

Por isso, esta pode ser uma interessante opção na hora que você não puder pagar a fatura de seu cartão de crédito. Então, veja no aplicativo as opções ou então faça contato com o banco

Veja o que fazer ao não conseguir pagar o cartão de crédito

Como estamos mostrando desde o início deste artigo, existem opções para quem não consegue fazer o pagamento de sua fatura do cartão de crédito. E você deve usar essas alternativas na hora de resolver sua dívida. 

Veja as dicas do que você pode fazer:

  • Entre em contato com o banco: converse pessoalmente, pelo telefone ou pelo chat dos aplicativos com o banco credor e informe sua dificuldade em pagar a fatura do cartão de crédito. Com isso, o próprio banco vai trazer para você as opções que podem lhe ajudar. 
  • Negocie sua dívida: ao conversar com a operadora de crédito, veja como você pode negociar o valor devedor e como que pode fazer o pagamento.
  • Divida a dívida: em negociação com o banco, divida a dívida em parcelas que você possa pagar, sem ser um parcelamento muito grande, já que isso vai comprometer sua renda por muito tempo. 
  • Analise bem a proposta: ainda que o banco diga ser sua última oportunidade ou que você não tem uma proposta melhor, você deve fazer uma boa análise antes de aceitar o que estão lhe propondo, já que deve ser bom para você. Jamais veja uma proposta que piore sua situação.
  • Se organize: com todas essas dicas, você deve fazer uma organização financeira para que possa ter o seu pagamento em dia. 

Com essas dicas, você vai ter uma forma melhor para pagar a sua fatura e resolver seu problema com o banco. 

Gostou da dica? Acompanhe o site e tenha mais dicas financeiras para você.

Você também vai gostar