5 maneiras de aumentar seu score de crédito

Score de crédito: como melhorar sua pontuação e aumentar suas chances no mercado financeiro

Por Isabella em 12/04/2023

Ter o nome sujo é um dos maiores medos dos brasileiros, pois isso pode impactar negativamente o acesso ao crédito. Quando uma conta não é paga ou é paga em atraso, isso é registrado pelos Birôs de Crédito, como Serasa e SPC, que têm como função principal fornecer informações para os bancos sobre o histórico de crédito dos clientes.

O score de crédito é uma pontuação que classifica o risco de crédito de uma pessoa como alto, médio ou baixo. Se a pontuação for baixa, há formas de melhorá-la e aumentar as chances de obter uma linha de crédito no mercado.

Negocie se estiver negativado

O primeiro passo para melhorar o score é negociar as dívidas em aberto com as empresas. É importante analisar a situação financeira atual e fazer acordos que sejam possíveis de serem pagos, caso contrário, pode acabar piorando a situação.

Mantenha seu cadastro atualizado

Manter as informações pessoais atualizadas no cadastro, como endereço, nome completo e telefone, pode demonstrar que a pessoa está aberta a receber cobranças e mais propensa a pagar as contas dentro do prazo.

Tenha contas em seu nome

Ter todas as contas em nome próprio pode aumentar a pontuação, pois as informações de pagamento são levadas em consideração. Uma boa estratégia é colocar as contas fixas no débito automático, como água, luz, celular e plano de saúde.

 Pague suas contas em dia

Pagar as contas dentro do prazo é essencial para manter a reputação positiva no sistema de crédito. Não há necessidade de antecipar parcelas, apenas certifique-se de não atrasar nenhum pagamento.

Mantenha-se no Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é um banco de dados que armazena informações sobre bons pagadores. A nova Lei tornou a participação no cadastro automática, mas é possível solicitar a retirada. No entanto, ter o nome no cadastro pode ser vantajoso, pois as empresas consultam essa lista durante a análise de crédito.

Em resumo, aumentar o seu score pode parecer um desafio, mas seguindo esses passos simples e se mantendo comprometido com o pagamento das suas contas, você pode melhorar sua pontuação em pouco tempo e abrir portas para novas oportunidades de crédito. Lembre-se sempre de manter suas informações atualizadas e de negociar suas dívidas com responsabilidade, e assim, você poderá ter uma vida financeira mais saudável e tranquila.
VEJA COMO AUMENTAR SEU SCORE

Você também vai gostar