Na hora de contratar qualquer linha de crédito para sair das dívidas, existem diversas taxas a serem avaliadas. Juros, parcelas, tempo para pagamento, mas não só isso, existe uma taxa que não pode ser esquecida> o Custo Efetivo Total da operação.
Antes de analisar tudo, é importante compreender o que significa Custo Efetivo Total e para que serve esta taxa, para que, assim, você tenha uma melhor visão de quanto vai ter de gasto em taxas de juros e outros, para, assim, conseguir saber exatamente quanto você vai pagar nas suas contas.
Confira a nossa análise do que significa e para que serve o Custo Efetivo Total (CET).
Uma das taxas que traz dúvidas para todos que precisam de um empréstimo, o CET, ou Custo Efetivo Total, é o valor que a empresa ou banco está realmente cobrando pela prestação de um serviço. Ou seja, o valor total real que o consumidor vai pagar pela contratação de financiamento, empréstimo ou outra modalidade de crédito.
O Custo Efetivo Total engloba as seguintes taxas:
Todas essas taxas devem estar definidas no contrato, conforme a determinação feita pelo Banco Central. É importante saber que o Custo Efetivo Total vai ser diferente em cada uma instituição financeira.
Como colocado, na hora de solicitar um empréstimo financeiro, seja ele de qual tipo for, isso envolve muito mais do que apenas dinheiro e comparar os juros.
É neste momento que o Custo Efetivo Total serve justamente para que o cliente saiba o valor total da dívida. Todos os custos relacionados com a operação de crédito serão envolvidos no CET, de forma a saber exatamente quanto é o valor final.
E, como já colocado, o CET engloba: Seguros, Imposto sobre Operação Financeira, Taxas administrativas, Taxas de juros, Taxas de análise de crédito, Tarifa de Abertura de Cadastro, Registros e outras despesas.
Tendo em mente a comparação do Custo Efetivo Total, é muito mais simples fazer o cálculos das melhores opções de crédito e, assim, saber qual o melhor empréstimo ou financiamento.
Para calcular o Custo Efetivo Total, o Banco Central lançou a seguinte fórmula:
Segundo a instituição, os dados são os seguintes:
Então, na hora de fazer o cálculo, o banco tem a obrigação de informar o cálculo detalhado do CET para o cliente.
Existe uma grande diferença entre taxa de juros e o Custo Efetivo Total. Confira:
Para que você não tenha problemas na hora de contratar um crédito ou outra operação bancária, é importante que você saiba como consultar o CET:
A função é mostrar o valor total que o consumidor irá pagar pelo crédito contratado.
O CET deve ser informado pelo banco ou instituição financeira antes da contratação do financiamento ou empréstimo.
Você pode fazer uma planilha de cálculo do CET no programa Excel. Confira:
Pronto. Agora é só calcular seu CET.
É a soma de todas as despesas que o cliente vai pagar a partir do momento em que ele contratar um serviço ou produto financeiro.
Este é o Custo Efetivo Total que se paga dentro de um mês.
O CET vai lhe mostrar exatamente quanto você vai pagar no final do período pelo dinheiro que lhe foi emprestado pelo Banco ou Instituição Financeira. Então, o CET vai influenciar pelo fato de que você vai ter o valor final com os juros e taxas que serão pagas.
É importante que, na hora de solicitar um empréstimo, que você tome diversos cuidados para que tenha a melhor linha de crédito com segurança. Confira nossas dicas exclusivas:
Quando contratar seu empréstimo, você terá, na verdade, uma dívida mensal para pagar. Por isso, se organize, veja todas as taxas, confira o Custo Efetivo Total e faça o pedido de seu crédito quando necessário.
Acompanhe o blog para ter sempre as melhores matérias sobre operações de crédito.
No universo financeiro digital, o app BMG emerge como uma ferr...
Saiba maisOs atrasados do INSS são um tema de grande interesse para milh...
Saiba maisEm tempos de dificuldades financeiras, encontrar maneiras de a...
Saiba maisTer o nome sujo é um dos maiores medos dos brasileiros, pois i...
Saiba maisO Saque Extraordinário FGTS é um benefício criado pelo governo...
Saiba maisO Saque Extraordinário FGTS é um benefício criado pelo governo...
Saiba maisEm tempos de incertezas financeiras, muitas pessoas estão busc...
Saiba mais