O que é pix? É seguro? Tire suas dúvidas

Por João em 01/02/2023

De um tempo para cá, um dos assuntos financeiros mais comentados no mercado certamente é o PIX. Desde que foi criado, foram milhões de transações entre contas e pessoas, que fazem com que quem realize, tenha diversas facilidades, como envio rápido e seguro de dinheiro

E é assim que o PIX se tornou um sucesso imediato no Brasil, fazendo com que todos começassem a aderir a este tipo de transação bancária. Assim, é certo que várias pessoas ainda tenham dúvidas sobre o PIX e como ele funciona. 

Por isso, reunimos tudo que você precisa saber sobre o PIX e se é seguro fazer este tipo de transação. Confira em nossa matéria todas as informações que você necessita saber e tire as suas dúvidas. 

 

O que é PIX?

 

O PIX é um tipo de sistema de pagamento bancário que foi desenvolvido para que você tenha mais facilidade na hora de realizar diversas transações bancárias. Assim, quando você tiver usando, vai poder fazer as seguintes transações:

  • Transferências bancárias imediatas, fazendo com que o dinheiro caia imediatamente na outra conta.
  • Fazer transferências de dinheiro sem pagar taxas. Este foi um dos principais motivos que levou a rápida adesão por diversas pessoas. 
  • Pagamentos usando QR COde, que fazem com que seja mais rápido fazer a transferência.
  • Pagamento de contas usando o seu saldo. 
  • Pagamento em diversos lugares usando a opção PIX

Assim, cada vez mais o PIX tem se tornado o mais prático meio de pagamento para fazer as transações bancárias no país. 

 

Como funciona o PIX?

 

Para que você possa usar o PIX, é muito simples. Você precisa de pouco para cadastrar essa opção que, atualmente, já está disponível em todas as contas. 

Com uma chave PIX, você pode fazer a transferência do dinheiro ou então usar a sua chave para receber o dinheiro diretamente em sua conta bancária

O sistema é simples. Você entra na conta, acessa a opção PIX e escolhe o que quer fazer. Desde transferir via PIX, receber via PIX, criar seu QR Code ou cadastrar suas chaves PIX. Tudo vai ser realizado e você consegue usar diretamente em sua conta bancária, tendo o dinheiro direto na sua conta. 

Tudo é muito simples e você pode aproveitar melhor o PIX para fazer todas as suas transações.

 

O que preciso para fazer um PIX?

 

Para fazer um PIX, você precisa, basicamente: 

  • Ter uma conta bancária em qualquer instituição financeira. Pode ser uma conta tradicional, pode ser uma conta digital, não importa. O que precisa é que você tenha uma conta bancária para poder usar seu dinheiro. 
  • Depois disso, você deve acessar a opção de PIX em sua conta bancária. Todas as instituições já habilitaram essa opção, que pode acontecer no aplicativo, no caixa eletrônico ou fazer o cadastro diretamente na agência. 
  • Ao concordar e habilitar o PIX, você deve cadastrar suas chaves PIX para poder usar esta opção de transações financeiras. E é com isso que você aproveita ainda mais para fazer suas transações. 
  • Então, você deve fazer o cadastro de uma chave PIX para poder usar sem nenhum problema sua opção. 
  • Você também precisa ter dinheiro em sua conta para poder transferir para outra, ou então ter limite que possa usar (cheque especial).

 

Com todas essas opções, é fácil fazer um PIX e transferir ou receber seu dinheiro.

 

Como cadastrar minhas chaves PIX?

 

Para fazer o cadastro de suas chaves PIX, você deve acessar a sua conta. Veja o passo a passo tradicional para fazer o cadastro. Pode ser que tenha alguma diferença em seu serviço de acordo com o banco que você tenha sua conta:

  • Abra a sua conta (no site, no aplicativo ou no caixa eletrônico). 
  • Acesse as opções: SERVIÇOS e depois PIX
  • Pode ser que você tenha a opção PIX diretamente em sua tela inicial. 
  • Escolha a opção “cadastrar uma chave PIX”
  • Faça o cadastro da chave que você quer para que possa usar esta opção. 

 

Existem algumas possibilidades de chaves PIX que você pode usar para cadastro. Entre elas, estão: CPF, número de telefone ou Chave aleatória. 

Alguns bancos, inclusive, dão descontos para os clientes que possuem o CPF cadastrado como chave PIX. Então, vale pensar em ver essa opção. 

A chave aleatória é interessante como PIX para usar com qualquer pessoa

Com o desenvolvimento e crescimento deste tipo de pagamento, você ainda tem outras opções que surgiram para servir como chave PIX, que são o CNPJ, para contas de empresas, e o QR Code, que pode ser escaneado e o pagamento realizado. 

Seja como for, o cadastro da chave PIX é o passo fundamental para que você possa usar melhor seu dinheiro e faça uso do PIX em todos os pagamentos. Por isso, entre na conta e faça o cadastro para poder usar. 

 

O PIX é seguro?

 

Sim. Fazer um PIX é tão seguro quanto qualquer outra operação bancária. Você tem um recibo gerado e pode conferir se a operação está realizada corretamente. Além disso, você tem o controle total pelo banco, então, em caso de algum problema, pode entrar em contato para fazer a devolução do dinheiro ou cancelamento do PIX

Existem alguns cuidados a serem tomados para que não tenha problemas com PIX:

  • Cuidado com PIX Agendados. Veja se realmente eles estão caindo no dia e momento certo. 
  • Cuidado com golpistas dizendo que enviaram PIX errado. É uma forma de enganar pessoas e que vem crescendo muito. 
  • Confira todos os dados da pessoa para quem você vai fazer a transferência do PIX antes de completar a sua transação e, assim, tenha a certeza de que está enviando para o lugar certo. 

 

Com esses cuidados, sim, o PIX é seguro e uma das melhores opções de transações bancárias da atualidade. 

 

Vale a pena fazer uma transação PIX?

 

Para você que precisa fazer uma transferência imediata de dinheiro para outra conta, que quer ter a certeza de que o dinheiro vai chegar na hora que você quer, além de não querer pagar impostos altos para banco, o PIX é a melhor opção que você tem.

Então, aproveite para fazer suas transferências, pagar suas contas e também para fazer o uso em todos os momentos em que você precisar. Assim, com certeza o PIX vai valer a pena e você vai ter mais vantagens na hora de usar. 

Gostou da dica? Acompanhe mais nosso blog e tenha outras dicas incríveis para lhe ajudar.  

©2024 | Todos os direitos reservados a Mapa do Crédito